Investigación Científica

La generación y adopción de información y nuevas tecnologías siempre ha sido un diferencial de Mineirão Semillas. Esta actuación pretende acompañar la evolución de la agricultura, perfeccionando las prácticas agrícolas de forrajeras y el desempeño productivo de las áreas cultivadas, con foco en la eficiencia productiva de nuestras semillas y en la sostenibilidad de los recursos naturales. El éxito de los avances tecnológicos depende, además de los insumos, del constante perfeccionamiento técnico de las personas, siendo un aspecto necesario para el avance de la profesionalización de la agricultura brasileña con una visión hacia el futuro del negocio agrícola.

Para tener acceso a los artículos abajo, es necesario el uso de un software o aplicación visor de PDF.

Enlaces y repositorios de investigaciones científicas:

Artigo: Manejo do solo para redução das perdas de produtividade pela seca

Autores: Julio Cezar Franchini, Henrique Debiasi, Antonio Sacoman, Alexandre Lima Nepomuceno e José Renato Bouças Farias.

Resumo: Nesse documento são apresentados e discutidos os resultados de pesquisa referentes ao manejo do solo e da cultura da soja, obtidos em condições experimentais na Embrapa Soja e em condições de lavoura em unidades de referência tecnológica conduzidas pela Embrapa Soja e Cooperativa Cocamar. Tais informações serão úteis para subsidiar decisões a serem tomadas em nível de produtor, para minimizar os efeitos da seca na sustentabilidade de produção de culturas produtoras de grãos, como as da soja e do milho, e de pastagens com espécies forrageiras tropicais.

Artigo: Integração lavoura-pecuária: a cultura do girassol consorciada com Brachiaria ruziziensis

Autores: Alexandre Magno Brighenti, Fausto de Souza Sobrinho, Thiago Rodrigues Costa, Wadson Sebastião Duarte da Rocha, Carlos Eugênio Martins, Leonardo Henrique Ferreira Calsavara.

Resumo: A integração lavoura-pecuária (ILP) agrega sistemas produtivos diversificados de grãos, fibras, carne e leite implantados numa mesma área em consórcio, sucessão ou rotação. Esse sistema procura maximizar a utilização dos ciclos biológicos das plantas e animais e promover melhor utilização dos efeitos residuais de corretivos e nutrientes, visando, ainda, minimizar e otimizar a utilização de produtos químicos, aumentar a eficiência na utilização de máquinas, equipamentos e mão-de obra, gerar emprego e renda, além de melhorar as condições sociais no meio rural e reduzir os impactos ao meio ambiente.

Artigo: Penetração e Desenvolvimento de Meloidogyne incognita, M. javanica e Heterodera glycines em Quatro Gramíneas Forrageiras.

Autores: Cláudia R. Dias-Areiera, Silmar Ferraz, Leandro G. Freitas e Edson Hiydu Mizobutsi.

Resumo: Trabalho que atesta que M. incognita, M.javanica e H.glycines não passa de Juvenil J2 em Brachiarias, mas pode chegar a fêmeas férteis em Andropogon.

Artigo: Influência da distribuição espacial do milho e da Brachiaria brizantha consorciados sobre a população de plantas daninhas em sistema plantio direto na palha.

Autores: Borghi, E, Costa, N.V, Crusciol, C.A.C e Mateus, G.P

Resumo: O cultivo consorciado de milho com forrageiras tropicais no sistema plantio direto na palha pode diminuir a incidência de plantas daninhas em decorrência da elevada produção de fitomassa e da alelopatia proporcionada pela deposição superficial de palha no solo. Este trabalho objetivou avaliar a influência da distribuição espacial da cultura do milho com Brachiaria brizantha, cultivados em consórcio no sistema plantio direto na palha, sobre a população de plantas daninhas.

Artigo: Controle do mofo-branco com palhada e Trichoderma harzianum 1306 em soja

Autores: Claudia Adriana Görgen, Américo Nunes da Silveira Neto, Luciana Celeste Carneiro, Vilmar Ragagnin e Murillo Lobo Junior

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da cobertura vegetal com palhada de Brachiaria ruziziensis, da aplicação de Trichoderma harzianum 1306 e da interação entre esses métodos na redução da densidade de inóculo de Sclerotinia sclerotiorum, na incidência de mofo-branco e na produtividade da soja. As avaliações foram realizadas entre 2006 e 2008 em Jataí, GO, em lavoura comercial, com média de 136,08 escleródios do patógeno m-2. Em março e outubro de 2006, foram aplicados 0, 0,5, 1 e 1,5 L ha-1 do inóculo de T. harzianum 1306 (2×109 esporos viáveis mL-1) em parcelas cultivadas com e sem B. ruziziensis. Após dessecação da braquiária com glifosato (2,5 L ha-1) e plantio da soja ‘M-Soy 6101’ sobre 10,1 Mg ha-1 de palhada, verifi cou-se redução de 98% de apotécios.

Artigo: Grau de agregação de um latossolo sob diferentes níveis de compactação e coberturas vegetais em sucessão à soja.

Autores: Tonon, B.C, Nogueira, M.A, Debiasi, H, Moraes, M.T, Ortiga, C, Franchini, J.C, Balbinot Junior, A.A

Resumo: O sistema plantio direto (SPD) é reconhecido como uma prática importante para a sustentabilidade dos agroecossistemas brasileiros, sobretudo na produção de grãos, como a soja. No entanto, a formação de camadas com maior grau de compactação tem sido comumente observada em áreas sob SPD. As modificações na qualidade física do solo ocasionadas pela compactação podem diminuir a produtividade da soja, especialmente em anos secos (TORRES & SARAIVA, 1999). O uso de sistemas de rotação de culturas envolvendo espécies vegetais com alta produção de fitomassa da parte aérea e raízes, como a braquiária ruziziensis (Urochloa ruziziensis) e a aveia preta (Avena strigosa), constitui-se em uma opção para a redução do grau de compactação do solo (FRANCHINI et al., 2011).

Artigo: Desafios da fertilidade do solo na região do cerrado – Manejo Biológico do Solo.

Autores: Fernando Dini Andreote

Resumo: As associações entre plantas e microorganismos TAMPONAM o sistema produtivo, tornando este MENOS SUSCETÍVEL AOS ESTRESSES e menos dependente do suprimento artificial das necessidades das plantas.

Vídeos e ensaios científicos:

Sementes Mineirão

La empresa Mineirão Semillas para Pasto actúa como productora de semillas de forrajeras tropicales con sede en la ciudad de Unaí, en Minas Gerais.

Entre en contacto

Rua Sabará, 153 Bairro Cruzeiro Unaí-MG
+55 (16) 99991-0835 y +55 (16) 3237-1614

Asociado / Asociación

A Mineirão Sementes para Pastagem, sendo uma empresa Associada Ouro da UNIPASTO, tem como objetivo auxiliar na busca da excelência das sementes forrageiras nacionais, trazendo soluções para o combate à pirataria e a multiplicação e comercialização ilegal de cultivares protegidas.

Síguenos

Cómo llegar: